![]() |
Coman (esq.) em seu primeiro treino pela Juventus e Pogba (dir.) com o prêmio de Golden Boy 2013. |
Novo Pogba?
Pogba chega ao poderoso Manchester United em 2009, com apenas 16 anos. Na temporada seguinte foi o grande destaque do time sub-18, chamando a atenção do lendário Sir Alex Ferguson que o promoveu para o profissional lhe dando a camisa 42. Se vendo sem chances no time profissional e mesmo esse time sendo o gigante e milionário Manchester United, resolveu buscar novos ares pois sabia de seu potencial e sabia que poderia estourar logo para o cenário Europeu/Mundial, o que aconteceu.
Em 2012 a Juventus assinou contrato com a jovem promessa Paul Pogba que naquele momento tinha 19 anos. Após não renovar com o United, devido sua insatisfação por falta de oportunidade, o jovem craque francês chegou de graça à Velha Senhora (tipo de contratação que a Juve adora fazer). Apesar de seu potencial nas categorias de base, ainda restavam dúvidas sobre o que ele poderia render, pois Ferguson não o aproveitou como era esperado. Se fizermos uma lista de todas contratações do mundo nos últimos 5 anos que tiveram o maior Custo x Benefício, essa é uma das maiores. Chegou à Juventus com número de titular, vestindo a camisa 6 e já na temporada 2012-13 arrebentou fazendo gols importantes como a paulada de fora contra o rival Napoli, o gol nos 91 contra o Bologna, como os 2 golaços contra a Udinese sendo um deles antológico devido à distância, altura e curva que a bola pegou. Conquistou o título da Serie A TIM, sendo o Bi seguido da gigante de Turim.
Na última temporada 2013-14 foi, ao lado de Tevez, o grande destaque do time que fez uma temporada impecável, faturando o tricampeonato italiano seguido, feito que entra para a história do clube. De quebra Pogba levou o prêmio de "Golden Boy 2013" prêmio que elege o melhor jogador sub-21 atuando na Europa, superando nomes como Lukaku e Draxler.
Aos 21 anos Paul já é uma realidade, o meia foi titular da seleção francesa que teve participação de destaque na Copa 2014, sendo eliminada na quartas após dar muito trabalho para a tradicional Alemanha, que ao fim se sagraria campeã da competição. É a grande esperança de dias melhores para os torcedores da Juventus.
Kingsley Coman é um Francês de 18 anos (idade do jejum da Juventus sem ganhar a UEFA Champions League) que despertou olhares jogando nas categorias de base do PSG, chega à Juve um ano mais novo do que chegou o seu compatriota, mas na mesma situação: não renovou com seu ex-clube por estar sem perspectiva de ser titular. Talento é nítido que ele tem pelo demonstrado na base, mas como todo jovem é uma aposta. Risco que a Juventus pode correr tranquilamente, visto que não pagou pela aquisição do atleta. Fora que o clube bianconero provou, com Pogba, que tem olho clínico para esse tipo de jogador.
Francês + Juventus? Se Pogba seguir os passos de Platini e Coman seguir os de Pogba, muitas alegrias estarão reservadas para a torcida bianconera...