![]() |
O garoto já recebeu a camisa 9. Quanta esperança os noruegueses depositaram no rapaz! |
Meia-atacante nascido no dia 17 de dezembro de 1998, Ødegaard já atua como profissional. Defende o Strømsgodset, da primeira divisão norueguesa, clube que o revelou. É canhoto, tem muita habilidade, arrancada e esbanja visão de jogo. Teve uma breve passagem nas bases da Noruega, sub-15 e sub-17. Seu espaço na equipe principal de seu país já foi encontrado.
Os nórdicos venciam a Bulgária por 2 a 1, quando aos 19 minutos do segundo tempo, a jovem promessa entra no lugar do também novíssimo Mats Dæhli. Com 15 anos e 293 dias, Martin passa a ser o atleta mais novo a disputar uma partida qualificatória europeia, superando o islandês Siggi Jónsson, que em junho de 1983 foi a campo com 16 anos e 251 dias. "Estava uma pilha de nervos quando fui convocado, mas com o carinho que recebi do povo, só tenho que sorrir e seguir em frente”, disse Ødegaard, ao jornal local, Verdens Gang.
Essa não foi a primeira partida de Martin pela seleção nórdica. Em 27 de agosto, ele esteve presente no amistoso contra os Emirados Árabes Unidos. Portanto, a atuação contra os búlgaros foi seu primeiro jogo oficial. A tendência é aumentar cada vez mais o interesse de grande clubes do velho continente.
E o escandinavo já teve propostas. Fez testes no Manchester United e no Bayern München. Segundo a imprensa inglesa, o Real Madrid já teria oferecido 12 milhões de libras (cerca de R$ 46 milhões) para o Strømsgodset. Ødegaard admitiu ser fã do Liverpool.