Após não começar a temporada tão bem como se imaginava, o Real Madrid se recuperou e amenizou a desconfiança sobre sua equipe. A prova de fogo da equipe da capital espanhola é o El Clássico.
Já no lado azul-grená, o Barcelona começou bem a temporada, com muitas vitórias, tanto que hoje é líder da La Liga. Porém, sua defesa é um pouco frágil, o que pode acarretar muitos problemas para a partida.
No último confronto entre as duas equipes, a de Madri saiu melhor e conquistou a Copa do Rei 13/14. Sem Cristiano Ronaldo, Gareth Bale foi decisivo para o Real Madrid fazendo um golaço simplesmente espetacular e dar o título aos blancos. Aliás, o contra-ataque mortal do Real Madrid pode ser um ponto muito importante nessa disputa.
Confira a análise do gol de Gareth Bale num belo contra-ataque:
Nesta foto, perceba como está posicionada a zaga do Barcelona e o ataque/meio-campo do Real Madrid após cobrança de escanteio do clube catalão. Fábio Coentrão fica com a bola e ele tem opções de passe.
Agora, perceba a movimentação de Gareth Bale. O lateral Coentrão percebeu e deu belo passe para o galês, que, no primeiro toque na bola, colocou ela muito à frente e começou a correr demais.
Veja como ficou a defesa do Barcelona ficou vulnerável ao ataque madridista. Se Mascherano tentasse marcar Bale, Benzema ficaria sozinho. Como não o fez, o galês correu sem marcação após passar por Bartra.
Como já mostrado antes, a defesa do Barcelona ficou vulnerável. Essa imagem escancara isso. Na sequência do lance, Bale só vai ter o trabalho de carregar a bola.
E foi isso que aconteceu. Com a bola completamente dominada, apenas colocou um pouco mais à frente e chutou ao gol.
E essa foi a análise do golaço de Gareth Bale. Agora, vamos analisar o atual estilo de jogo das duas equipes.
REAL MADRID:
Na imagem, aparece o esquema tático do Real Madrid atacando (partida contra o Deportivo vencida por 8-2). A equipe merengue joga, atacando, num 4-3-3 com o trio BBC lá na frente, dois meias (no caso, Modric e James) e um lateral (no caso, Arbeloa) quando a jogada está propensa à um cruzamento. Principalmente quando se tem Cristiano Ronaldo na área.
Já defendendo, utiliza o 4-4-2 com Casillas (Navas); Arbeloa (Carvajal), Varane (Pepe), Ramos e Marcelo; Modric, Kroos e James; Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale. Às vezes, Cristiano e Benz ficam mais à frente e Bale volta para marcar, ou, eventualmente, CR também faz essa função.
BARCELONA:
O Barcelona, assim como seu rival, também ataca no 4-3-3. Na foto, o lateral Daniel Alves aparece como "intruso" nesse sistema tático; raramente, os dois laterais sobem. Messi, Neymar e Pedro são os responsáveis lá na frente, enquanto Rakitic, Iniesta e Alba (ou Daniel Alves) ficam no meio quando o time está atacando.
Nesta foto, podemos ver como o time da Catalunha se fecha quando está defendendo. São duas linhas, similares ao do Real Madrid, porém, há cinco jogadores na segunda linha, ou seja, eventualmente, eles utilizam o 4-5-1 ou o 4-4-2.
Vai ser um grande jogo. O que nos resta é pegar a pipoca, ligar a TV e aproveitar esse show!