
O Barcelona passou por sustos no fim, mas lembrará da vitória sobre o Ajax, por 3 a 1, nesta terça-feira, no Camp Nou, como mais uma noite de brilho por parte de seus maiores craques. A dupla formada por Neymar e Messi - ou “Neymessi”, para facilitar - comandou as ações ofensivas e, junto a Andrés Iniesta, construiu o segundo triunfo em três rodadas do Grupo F da Liga dos Campeões. Assegurou também um clima leve e estável às vésperas do clássico contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol - os merengues entram em campo nesta quarta-feira, em jogaço contra o Liverpool, em Anfield, com transmissão da Band e da ESPN Brasil.
Luis Enrique, técnico do Barça, mostrou estar atento ao arquirrival do jogaço de sábado, no Santiago Bernabéu. Com o placar parcial de 2 a 0 (gols de Neymar e Messi, ainda no primeiro tempo), ele sacou o brasileiro e o argentino em sequência, até os 21 minutos - Iniesta também sairia aos 31. Ainda restava um tempo precioso, o que proporcionou ao Ajax esboçar uma reação, com o gol de El-Ghazi. Mas a superioridade geral foi tamanha que os catalães mereceram a vitória, encerrada com um chute cruzado de Sandro Ramírez, substituto de Neymar.
O Barcelona tem agora seis pontos na chave, mas não é o líder graças ao gol do uruguaio Edinson Cavani, que selou o magro 1 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Apoel, no Chipre, no mesmo horário. Os franceses somam sete pontos. Os holandeses ocupam a terceira colocação, que dá vaga à Liga Europa, com dois pontos, seguidos pelos cipriotas, com um ponto.
A próxima rodada acontecerá no início de novembro, com mandos invertidos. O Barça visitará o Ajax na Amsterdã Arena, enquanto o PSG receberá o Apoel no Parque dos Príncipes. Se o favoritismo se confirmar, os dois líderes já poderão garantir a classificação antecipada às oitavas de final do principal torneio de clubes do continente por antecipação.