Casillas, Bravo, Buffon, Neuer e Courtois: Fortíssimos candidatos ao prêmio.
,
A FIFA, em conjunto com o sindicato internacional de jogadores, FIFPro, anunciou na manhã desta segunda-feira a lista dos cinco melhores goleiros de 2014. A surpresa fica por conta de Iker Casillas, que não fez uma boa temporada pelo Real Madrid e pela seleção espanhola. Completam o quinteto: Manuel Neuer, do Bayern München, Claudio Bravo, do Barcelona, Thibaut Courtois, do Chelsea, e Gianluigi Buffon, da Juventus.

A divulgação faz parte da lista final de 55 candidatos que será revelada no dia 1° de dezembro. A Seleção Mundial é eleita pelos jogadores, com votos de dezenas de milhates de atletas profissionais em todo o mundo. Cada um escolhe um goleiro, quatro defensores, três meias e três atacantes.

Manuel Neuer é apontado como o favorito para levar o prêmio. O goleiro do Bayern foi eleito o melhor da Copa do Mundo, e ajudou a Alemanha a levar o tetra-campeonato do Mundial no Brasil, além de títulos com a equipe bávara. Em 2013, o arqueiro faturou o troféu e segue em busca do bi-consecutivo.

Goleiro do Chile na Copa do Mundo, Claudio Bravo recebe sua primeira indicação ao prêmio. Após boa campanha com a seleção sul-americana na Copa do Mundo, parando apenas no Brasil nas oitavas (nos pênaltis), o chileno foi comprado pelo Barcelona junto à Real Sociedad.

Thibaut Courtois já é, sem sombra de dúvidas, o melhor arqueiro belga em atividade. Foi titular de sua seleção na Copa, parando apenas nas quartas-de-final, pela Argentina. No entanto, foi pelo Atlético de Madrid que se destacou mais, fechando o gol da equipe da capital espanhola. O goleiro ajudou os colchoneros a levantar a taça da La Liga, superando os tradicionais Real e Barcelona, além de ser finalista da Champions League, perdendo justamente para seu maior rival, os merengues, na prorrogação. Atualmente, Courtois defende o Chelsea.

Gianluigi Buffon é uma lenda debaixo das traves. Aos 36 anos, segue na titularidade da seleção italiana. O experiente goleiro é o único de sua posição a ser indicado para a equipe do ano em todas as dez edições do prêmio - já foi vencedor em 2006 e 2007. Pela Juventus, foi novamente campeão do Italiano, com relativa folga.

Sendo o maior vencedor do prêmio, seria difícil não relacionar Iker Casillas na lista, mesmo não vivendo sua melhor fase. Não foi titular absoluto do Real Madrid no primeiro semestre, falhando até no gol do rival Atlético na final da Liga dos Campeões, e foi considerado um dos vilões da pífia campanha espanhola na Copa do Mundo. Possui cinco conquistas consecutivas, entre 2008 e 2012.
Comentários
0 Comentários
 
Top