Por Matheus Mousadis
São Paulo - Brasil



O último jogo do Barcelona em 2014 não foi brilhante na maior parte do tempo. Mas, apesar do domínio quase estéril da posse de bola, de um rival que defendia com 10 jogadores e de uma defesa que voltou a mostrar problemas, o time catalão conseguiu golear outra vez: 5 a 0 contra o Córdoba, o time com menos vitórias na Liga Espanhola.


Graças, sobretudo, a Pedro e Messi. Criticado no empate por 0 a 0 contra o Getafe, no sábado, e destaque da goleada sobre o Huesca, na quarta-feira, o canário ganhou nova chance de substituir Neymar. Marcou o primeiro gol, fez a jogada do segundo, de Suárez, e foi a faísca de verticalidade num time que deu sono praticamente durante todo o jogo - só acordou pra valer nos minutos finais, com os gols de Piqué e Messi, que fecharam o placar. O argentino nem fez uma de suas melhores partidas, mas aproveitou-se das chances que teve nos minutos finais. 
Fato raro nesta temporada, o Barcelona entrou em campo sem brasileiros no time titular. Daniel Alves, machucado, deu lugar a Montoya; Douglas ficou fora da lista de relacionados; Rafinha, Adriano e Neymar começaram no banco.
O camisa 11, já recuperado da lesão no tornozelo esquerdo, foi substituído por Pedro, que vinha de uma atuação especial em que marcou três gols no 8 a 1 sobre o Huesca. E a boa fase do espanhol continuou. Com apenas um minuto de jogo, ele abriu o placar após belo passe em profundidade de Rakitic.
Com a vantagem no placar e diante de um rival que se limitava a defender em busca de contra-ataques, o Barcelona passou a trabalhar a bola na intermediária, buscando uma abertura na parede de defensores para ampliar.
O segundo gol quase saiu aos 10 minutos, com Luis Suárez. O uruguaio fez uma acrobacia para concluir após cruzamento de Jordi Alba, mas a bola foi pra fora. A torcida gritou gol no Camp Nou.
O Córdoba jogava por uma bola, e teve a chance do empate aos 18 minutos, com o argelino Gillas. Ele avançou pela direita e chutou cruzado; a bola saiu por pouco. Aos 26, foi a vez de Claudio Bravo defender um chute de Crespo.
A primeira etapa terminou com vitória do Barcelona pelo placar mínimo, após duas outras boas chances. Aos 36, Pedro arriscou de fora da área, sem direção; e aos 46, Piqué concluiu de cabeça, e o goleiro Juan Carlos fez boa defesa.
Apesar da vantagem e dos 76% de posse de bola os primeiros 45 minutos, a equipe catalã fazia enfadonho, pouco vertical.
Com Messi e Suárez bem marcados, Pedro - aproveitando bem a chance que lhe foi dada por Luis Enrique - era quem mais levava perigo. E foi justamente em outra jogada dele que saiu o segundo gol. Aos 7 minutos, o espanhol avançou pela esquerda e encontrou Suárez no meio da área, finalmente livre de marcação. O uruguaio marcou pela primeira vez na Liga Espanhola.

Luisito comemorando seu gol. 
O gol despertou a torcida e os jogadores do Barcelona. Aos 9 minutos, Rakitic fez algo que faltava à equipe: chutar de fora da área. O disparo carimbou a trave da meta defendida por Juan Carlos. O croata saiu pouco depois para dar lugar a Xavi.
E o experiente meio-campista foi quem deu a assistência para o terceiro gol. Em cobrança de falta, ele colocou a bola na cabeça de Piqué, que, em sua segunda chance na partida, não perdoou.
Faltava um gol para a vitória se transformar em goleada. E faltava um gol de Messi. A equação se resolveu aos aos 37 minutos, em uma bola mal cortada pela defesa do Córdoba. O argentino só precisou de um toque para fazer o 4 a 0.

Aos 46 minutos, Messi teve nova chance, e não desperdiçou. 5 a 0, e um final com goleada para uma partida em que o Barcelona esteve sonolento durante quase todo tempo. 
Ainda neste sábado, os jogadores do Barcelona começam uma pausa de dez dias, que vai até o dia 30. Depois, a equipe se reapresenta para dar início à preparação do primeiro jogo da temporada, no dia 4 de janeiro, contra a Real Sociedad, em Anoeta.
Comentários
0 Comentários
 
Top